sábado, 8 de outubro de 2016

Para ajustarmos a lente do amor ao nosso olhar


7. O que é o Espírito Santo?

1. O Espírito Santo se interpõe entre as ilusões e a verdade. Uma vez que Ele tem de construir uma ponte sobre a brecha entre a realidade e os sonhos, a percepção leva ao conhecimento por meio da Graça que Deus dá a Ele para ser Sua dádiva a todos que se voltarem para Ele em busca da verdade. Do outro lado da ponte que Ele provê, todos os sonhos são levados à verdade, para serem dissipados diante da luz do conhecimento. Descartam-se aí, para sempre, cenas e sons. E, aonde eles eram percebidos anteriormente, o perdão torna possível o final tranquilo da percepção.

2. É apenas este fim dos sonhos que a meta do ensinamento do Espírito Santo estabelece. Pois, diferente de testemunhas do medo, cenas e sons têm de ser transformados em testemunhas do amor. E, quando isso se realizar inteiramente, o aprendizado atinge a única meta que tem na verdade. Pois o aprendizado se torna o meio para ir além de si mesmo a fim de ser substituído pela verdade eterna, à medida que o Espírito Santo o guia na direção do resultado que Ele vê para o aprendizado.

3. Se ao menos soubesses o quanto teu Pai anseia que reconheças tua inocência, não permitirias que a Voz d'Ele apelasse em vão, nem rejeitarias Seu substituto para as imagens e sonhos assustadores que fizeste. O Espírito Santo compreende os meios que fizeste, pelos quais queres alcançar o que é inalcançável para sempre. E, se os ofereceres a Ele, Ele utilizará os meios que fizeste em defesa do exílio para devolver tua mente ao lugar em que ela verdadeiramente se sente em casa. 

4. O Espírito Santo, desde o conhecimento onde Ele foi colocado por Deus, te chama para que deixes o perdão descansar sobre teus sonhos, para seres devolvido à sanidade e à paz de espírito. Sem o perdão, teus sonhos continuarão a te aterrorizar. E a lembrança de todo Amor de teu Pai não voltará para assinalar que o fim dos sonhos chegou.

5. Aceita a dádiva de teu Pai. Ela é um Chamado do Amor para o Amor, a fim de que o Amor seja apenas Ele Mesmo. A dádiva d'Ele é o Espírito Santo, por meio do qual a paz do Céu é devolvida ao Filho amado de Deus. Tu te recusarias a aceitar a função de completar Deus, se tudo o que Ele deseja é que tu sejas completo?


*


LIÇÃO 282

Hoje eu não terei medo do amor.

1. Se eu pudesse hoje perceber apenas isso de forma clara, a salvação para todo o mundo seria alcançada. Esta, a decisão de não ser insano e de me aceitar como o Próprio Deus, meu Pai e minha Fonte, me criou. Esta, a decisão de não ficar adormecido em sonhos de morte, enquanto a verdade permanece viva para sempre na alegria do amor. E esta, a escolha de reconhecer o Ser a Quem Deus criou como o Filho que Ele ama e Que continua a ser minha única Identidade.

2. Pai, Teu Nome é Amor e, por isso, o meu também. Esta é a verdade. E pode-se mudar a verdade dando-lhe outro nome simplesmente? O nome do medo é apenas um equívoco. Que eu não tenha medo da verdade hoje.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 282

Neste dia, o Curso oferece novamente para as práticas uma ideia que tem tudo a ver com nossa libertação completa do aparente poder do ego, o falso eu, sobre nós. Para tanto, basta que nos entreguemos ao amor, sem qualquer reserva, sem qualquer medo.

O amor, como eu já disse outras vezes, é apenas a verdade a nosso respeito. É o que somos. Hoje e sempre. É, como o Curso ensina, a única coisa real que existe. Pois, ao olhos do Espírito Santo, ou à luz da visão crística que o Curso oferece, tudo o que não é amor é um pedido de amor. Tudo o que não é amor não existe. É parte da ilusão que o ego criou de forma equivocada a partir da percepção, dos sentidos, que não podem deixar de julgar.

Para que pensemos e pratiquemos de forma leve e prazerosa, para que nos entreguemos, como eu disse, sem medo e sem reservas, podemos até ceder nossa atenção por alguns minutos à música e à letra da música Lente do Amor, de Gilberto Gil. Perceberemos nela a diferença que faz depositar sobre tudo e sobre todos um olhar que passa pela lente do amor. Ouçam mais uma vez, por favor, com toda a atenção possível no que a letra diz.

http://youtu.be/Q_BcCT2hCYs

Não será, pois, de ajuda para as nossas práticas e para aprendermos a olhar para o mundo de modo diferente, como o Curso nos orienta a fazer, que ajustemos a lente do amor ao nosso olhar? 

Lembremo-nos ainda de que, ao comentar a lição nos últimos anos, explorando mais fundo os significados das palavras originais e das que usamos para traduzi-las - tanto Lillian quanto eu -, sugeri ser mais útil, para a vida que levamos, para as situações que certamente vão se apresentar ao longo de todo o dias, sermos capazes de tornar real, a partir das práticas, a capacidade de não se ter medo do amor do que apenas compreender que é possível viver sem medo do amor.

Como eu disse, então, parece-me que é esta capacidade que pode, de fato, fazer toda a diferença e nos levar à decisão de não sermos irracionais [insanos] e de nos aceitarmos como Deus nos criou, o que, sem dúvida, trará a salvação. Para nós mesmos e para o mundo inteiro. É, mais uma vez, o momento certo para a tomada de decisão pelo amor, pelo Céu.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário